A Consciência Humana desde a Psicologia Cientifica, a Astrologia, a Religiões e a Psicologias Espiritualistas – Autoconhecimento, Reencarnação e Energias

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho e Senhor da Luz Prateada)

1-A Psicanálise de Freud
Freud, que era ateu, dizia que quando a pessoa nasce, ela é uma tabua rasa, ou um papel em braço, ou seja, que não tem nenhum conteúdo em sua mente, sua consciência, e começaria desde então.

2-A Psicologia Analítica de Jung
Já Jung em seus estudos ensinava algo diferente, que é que os seres humanos já nascem com tendências e aptidões que não podem ser adquiridos, que não foram formados durante a vida dessa pessoa.

3-Astrologia
Assim que nascemos recebemos signos, tanto do horoscopo Ocidental e Oriental, e também mais influencias da personalidade de acordo com a data de nosso nascimento.

4-Umbanda
O espiritismo nos fala, cada um como uma linguagem, que desde o nascimento recebemos certas influencias, como por exemplo na Umbanda, que temos um Orixá que rege nossa personalidade para sempre, e outros que mudam de vida em vida.
Cada signo do Horóscopo corresponde a um Orixá, tanto o Oriental como o Ocidental.
O signo de Leão por exemplo é Oxalá.
A Umbanda também ensina que nascemos com influencias de outras vidas, pois acredita em karma e reencarnação.

5-Terapia de Vidas Passadas
São diversas as religiões que acreditam em karma e reencarnação, e de acordo com a Terapia de Vidas Passadas, nossas outras vidas influenciam essa, assim como traumas vividos em outras vidas podem influenciar nesta, sendo tratadas e curadas recordando dessas outras vidas pela hipnose.
Pesquisas cientificas em Terapias de Vidas Passadas mostram que a região da memória e do cérebro é que são acessada nesses tratamentos, e não a região da imaginação.
O cérebro ainda é um mistério para a ciência, mas revelações espirituais trazem o conhecimento de que o cérebro não é a mente, nem a consciência, ele capta a mente a consciência.
Nas terapias de vidas passadas, são os mentores espirituais do paciente que mostram suas outras encarnações, juntamente com a ajuda do terapeuta.
Muitas pessoas têm muita curiosidade de fazer esse tipo de terapia.

6-Psicologia Transpessoal
É a Psicologia que estuda os estados alterados de expansão da consciência, quando nossa mente vai além de nós mesmos, capta outros seres vivos ou até mesmo se sente integrada a todos, em toda vida que existe no universo, isso é o assim chamado de objeto de estudo dessa corrente psicológica.
Foi Jung e vários outros formadores de Psicologias que estudaram essas experiências, sendo que ela não é um método religioso, mas sim cientifico.
A primeira corrente da Psicologia foi uma chamada de Behaviorismo, a segunda a Psicanálise, que começou com Freud, a Terceira é o movimento Humanista e a quarta é a Psicologia Transpessoal.
Os estados de expansão da consciência ocorrem com quem faz algumas praticas como a meditação, ou ficar rezando por horas a fio, mas concentrado, além de outras.
A Psicologia Transpessoal, vendo que as ondas mentais são mensuráveis, elas têm uma energia.
Para a física quântica tudo, exatamente tudo é energia, inclusive os pensamentos.
Para a ciência a matéria nunca deixa de existir, apenas se transforma.
Para a Física Quântica a matéria é formada de energia em estado muito condensado, sendo que ela nunca deixa de existir, mas apenas muda.
Sendo assim, as ondas mentais sendo energia também, o que as produz também é.

 


Então a energia sento eterna, e nunca tendo um fim, então a consciência que é uma energia também é eterna.

7-Psicologia Espirita
A Psicologia Espirita é uma mistura dos conhecimentos das Psicologias de Jung e da Transpessoal, que são cientificas, e unidas aos conceitos espirituais a tratamentos energéticos e morais do Espiritismo.
A Psicologia, assim como o Espiritismo trabalham para o autoconhecimento.
A Psicologia de Jung e a Transpessoal, não são espiritas, mas o Espiritismo a adotou fazendo a integração.
Allan Kardec, codificador do Espiritismo foi um cientista cético e ateu que foi estudar fenômenos espirituais e os provou, então os espiritas veem muito bem a ciência, e ela como uma aliada, não uma inimiga.

8-A Psicologia Oriental
A acupuntura é considerada uma Psicologia Oriental, assim como o Budismo.
A Acupuntura pode tratar muitos males psicológicos, como insônia, a depressão, os traumas e muito mais, incluindo a cura física que eles proporcionam, e são métodos muito usados, considerados alternativos.
A Acupuntura consiste em colocar agulhas nos Chakras secundários, em locais estratégicos e energéticos de nosso corpo, onde tem cada função onde a agulha penetra.
O Budismo é considerado uma Psicologia também, pois tem técnicas de meditação, e como vimos a meditação cura trazendo os estados expandidos de consciência, como  faz a Psicologia a Transpessoal.
Mas existe também a psicoterapia budista, que tem uma terapeuta famosa, é a Bel Cesar, já fizemos uma entrevista com ela sobre a autoestima, que é algo importante, e que é mal compreendida por alguns budistas, que acham que não devemos cultiva-la.
A autoestima não é uma coisa do ego, mas sim do coração.
A autoestima é quando sabemos algo de bom da gente, e esse saber não vai para nosso ego, mas sim para o coração.
Por incrível que pareça, a autoestima não é orgulho, soberba, vaidade ou arrogância.
Bel Cesar é especialista em pacientes que passam por doenças terminais, ajudando a essas pessoa sofrerem o mínimo possível nessa hora, isso deve ser porque o Budismo ensina o desapego, a impermanência, crença na vida eterna e nas reencarnações.
O Budismo enquanto Psicologia ensina meditação, atenção plena, um moral e éticas baseadas em fazer o bem e não o mal em nossos pensamentos, atitudes, meio de vida, fala e nos esforçarmos para isso, assim como assimilarmos a sabedoria budista.
O Vedanta é uma filosofia hindu que contem ensinamentos para a evolução espiritual.
Em religiões orientais constam muito a meditação, a ética e a moral, levando autoconhecimento as pessoas, e o autoconhecimento e transformações curam.
Existem muitas, muitas, muitas mesmo artes taoístas que trazem o autoconhecimento, que inclui a acupuntura.
O Taoísmo é uma religião chinesa que ensina meditação e ensinamentos e técnicas de autoconhecimento. Existem até agora somente dois templos registrados no Brasil inteiro.
A Yoga e o Hinduísmo também possuem muitas técnicas de autoconhecimento e iniciativas, a Índia é cheia de magia e mistério.

9-Psicologia Espiritualista
A Psicologia Espiritualista é uma mistura das Psicologias já existentes e cientificas, com conhecimentos espiritualistas, onde se fala muito em reencarnação, karmas, dharmas, energias e técnicas energéticas ou bioenergéticas.
A bioenergia é a manipulação de energias, e a magia é definida, justamente, como manipulação de energias.
Então a Psicologia Espiritualista pode usar e acreditar em magias.
Segundo a Psicologia Espiritualista nós trazemos valores, tendências, qualidade e vícios de outras vidas, mas que a forma como as adquirimos fica no inconsciente, que é a parte que não é consciente de nossa mente.
Quando nós encarnamos, nos esquecemos do que vivenciamos em outras vidas, mas o que acontece é que mesmo não lembrando agimos de acordo com o que vivenciamos em outras vidas, o que é muito interessante.
Outra coisa interessante da Psicologia Espiritualista, é que os obsessores espirituais, são seres que não podem causar o que desejam contra nós, mas podem intensificar as coisas desagradáveis, dolorosas, vícios e sofrimentos que já temos, causando maus psicológicos, mas que podem ocorrer a limpeza energética desses seres, assim outras energias que podem fazer mal a gente.
Portanto a Psicologia Espiritualista pode trazer um alivio maior a gente.
Obsessores e outros tipos de energias negativas podem nos causar coisas ruins em nós, mas elas podem serem limpas com o uso da bioenergética.
A Psicologia Espiritualista ensina que na puberdade a glândula da epífrase desaflora tendência de outras vidas, e intensificam influencias da dimensão espiritual, é quando o jovem tem mais tendência de buscar tanto o espiritual, quanto o sexo.
A mediunidade pode se intensificar nessa fase.
Essas vivencias trazem aprendizados que amadurecem as pessoas espiritualmente, ou seja, traz a evolução espiritual, e é uma época que pode ser confusa ou sofrida também.
Então nessa fase é onde enfrentamos alguns karmas de outras vidas.
Uma coisa interessante da Psicologia Espiritualista, é que ela leva em consideração nosso aspecto de nossa alma, que é nossa essência, nossa personalidade.
O conhecimento sobre o Espiritual na Psicologia Espiritualista é muito amplo, e muito interessante também.
A Psicologia Espiritual trata do campo das dimensões físicas, espirituais, energéticas e mentais.
Nós somos seres espirituais vivendo uma vida física, e não seres físicos vivendo uma experiência espiritual.
O espiritual é sempre uma coisa mágica e especial para nós.
Quando tocamos essa realidade, principalmente quando não estamos acostumados a ele, isso é algo que é importante que seja especial.
A vida é uma coisa mágica e especial, e é um bem que Deus nos deu eternamente.
Não existe um final feliz, existe é a evolução espiritual que nos deixa cada vez com maior capacidade de sermos felizes, e quando vivenciamos o amor, isso é a felicidade, e ela torna a vida especial.
Para muitas pessoas o amor é fazer coisas chatas como ir à igreja, praticar a caridade forçosamente e sem vontade, mas não, são as melhores coisas que sentimos, as mais agradáveis, e é isso que deixa a vida maravilhosa.
Quando fazemos o bem pelos sentimentos que temos, fazer o bem se torna muito prazeroso, o que acontece é que a vida, nesse mundo materialista em que vivemos, nos barra mediante essa felicidade.
O Nirvana que falamos mais acima na tópico da Psicologia Transpessoal, é um nível de amor gigantesco, e temos praticas aqui neste site para conseguirmos isso.
Temos muitas práticas aqui no site para atingirmos o Nirvana, veja os links: Práticas e Treinamentos para Conseguir a Iluminação, Textos para se Iluminar, Mandalas para Atingir o Nirvana, Meditações Ritualísticas para Atingir a Iluminação, Meditações para Atingir o Nirvana, Pratica com Pedras para se Tornar um Iluminado
É só ler as orientações e fazer as práticas.

 

Alguns Destaques: